2009-01-24

Estender é com «S»

lâmpada Encontrei uma explicação interessante sobre por que «estender» se escreve com S no Yahoo! Respostas, de autoria de Marta M.

Estou replicando aqui:

Estender

«Estender» se escreve com «s» e que «extensão» se escreve com «x», embora ambas as palavras tenham a mesma origem, ou seja, o mesmo radical latino, que é com «x»: «extendere» e «extensione».

Trata-se de uma explicação histórica, segundo o professor Odilon Soares Leme, da Rádio Jovem Pan. «Estender» entrou para o léxico português no século XIII, vindo do latim vulgar. Ora, naquela época, já no latim vulgar, o «x» tinha-se tornado «s» antes de consoante. Então, «estender» já entrou com «s» e foi mantido assim, mesmo em palavras derivadas desse verbo como estendível, estendedor, estendedouro, estendal.

Já o substantivo «extensão» entrou para o léxico português bem mais tarde, e só aparece em dicionário no século XVIII, tendo ido buscar a forma do latim clássico, «extensione», da qual manteve o «x», que foi mantido também em extenso, extensivo, extensível, extensibilidade…

Espero ter ajudado…


[]'s
Cacilhas, La Batalema