2008-12-25

Mais FUD

Tux Minha esposa estava comentando com meu irmão que não tem medo de acessar o yorgut porque usamos GNU/Linux e não existe vírus para GNU/Linux.

Meu cunhado e meu irmão cortaram minha esposa ao dizer que existe vírus pra Linux sim e que ela apenas não pegou um ainda. Pior! Eles acreditam que vírus em formato .exe (executável para DOS/Windows, que não executa em outros SOs) – falando dos vírus .exe do yorgut – vai contaminar o cerne…

Isso é desinformação. Não existe vírus para GNU/Linux.

É claro, há outros tipos de malware para GNU/Linux, mas não vírus.

Deixa eu explicar um pouquinho sobre por que não existe vírus para GNU/Linux.

Vírus é uma tarefa (task) que se replica em outras tarefas em execução e se armazena em executáveis e outros arquivos do sistema.

Para que o vírus possa se replicar em outras tarefas, é preciso que o sistema operacional permita que uma tarefa inicie threads em outras tarefas.

No Windows isso é possível pois a gerência de threads é global, então uma tarefa pode solicitar ao SO para iniciar uma nova thread em outra tarefa. A Microsoft chama isso de recurso, eu chamo de bug.

No Linux – e na grande maioria dos demais sistemas operacionais – cada tarefa gerencia suas próprias threads e o sistema não permite que uma tarefa acesse a área de memória de outra tarefa. Assim não é possível uma tarefa interferir em threads de outra tarefa.

Dessa forma é impossível que um vírus invada outras tarefas.

Quando ao armazenamento em executáveis e outros arquivos, basta usar um usuário que não possua privilégios de alteração dos arquivos de sistema. Quando uma tarefa (o vírus) tentar fazer isso, não ocorrerá alteração.

Agora, vamos ao real perigo…

Os malware's mais comuns para GNU/Linux são: worms, rootkits e exploits.

Evitando o uso do superusuário (root) você evita worms e rootkits e deixando desativados daemons desnecessários você evita os exploits. Simples assim.

Já falei sobre esse assunto em outro artigo, mas é sempre bom relembrar, porque Goebbels não descansa.

[]'s
Cacilhas, La Batalema