2010-02-10

Fim da Era Apache

Nginx
Durante muito tempo a única alternativa séria para um servidor web era o Apache HTTPd – para uns poucos loucos havia também o IIS, mas sempre foi um tiro no pé. Esse tempo acabou.

Já há alguns anos surgiu o Lighttpd (pronuncia-se como lighty), um servidor leve capaz de fazer tudo – no sentido prático, não técnico – que o o Apache faz, só que mais leve.

Agora surge uma alternativa russa, o Nginx (pronuncia-se como engine X), que me surpreende mais e mais a cada dia.

Além da leveza e da velocidade assustadora para servir arquivos estáticos, a configurabilidade do Nginx é surpreendente: ao contrário de outros daemons – não só servidores web e certamente não só em ambiente Posix –, não há mágica nem truques: você faz uma configuração e ele responde fazendo exatamente o que você quer.

Costuma-se dizer que em Informática o software não faz o que você quer, mas o que você manda. No caso do Nginx as duas coisas são uma coisa só.

Essa configuração simples e direta permite uma capacidade de otimização e maximização de resultados muito superior a de qualquer outro servidor.

Além de servidor web, HTTP e HTTPS, Nginx também pode atuar como proxy para serviço web ou correio eletrónico, SMTP, IMAP ou POP3.

A única ressalva que faço contra o Nginx é o fato de alguns módulos addons terem se tornado obsoletos, como por exemplo SCGI e WSGI, sendo suportados apenas até a versão 0.5 do Nginx. No caso específico dos dois addons citados não há problema, pois o módulo FastCGI satisfaz plenamente sua falta, porém tenho um certo receio de precisar de algum addon obsoleto.

Ainda assim, como conclusão, recomendo Nginx como servidor web para adminstradores responsáveis, conscientes e cansados das peculiaridades e frescuras de configuração dos servidores tradicionais.

[]’s
Cacilhas, La Batalema