2008-10-04

Internet e o aquecimento global

Baal De repente os estudiosos se tocaram que a Internet contribui em 2% para as emissões globais de gás carbónico (CO2).

Por si só isso não seria um problema, já que o gás carbónico é um dos gases mais essenciais da atmosfera. O grande problema é que nós humanos estamos aumentando sua taxa para além do saudável e, como o gás carbónico é responsável por reter o calor solar e não deixar que a Terra congele, isso está aumentando a temperatura média do planeta para níveis perigosos.

Então se pudéssemos diminuir as emissões causadas pela Internet, essa redução poderia ser de até 2%. Não parece muito, mas é.

Daí o problema: por que a Internet emite gás carbónico?

Porque os equipamentos que a mantém funcionando consomem energia e em países ecologicamente menos desenvolvidos, como os Estados Unidos, boa parte dessa energia vem da queima de combustíveis vegetais, minerais e fósseis.

Qual a proposta dos cientistas norte-americanos para reduzir as emissões de gás carbónico da Internet sem prejudicar o modus vivendi americano, caro e insustentável?

— Tornar a Internet mais lenta!

Tornando a Internet mais lenta e deixando zilhões de usuários zangados pelo mundo todo, as emissões de gás carbónico da Internet cairiam pela metade.

Segundo os cientistas essa lentidão seria imperceptível, um atraso de 3ms a 20ms. Para quem está baixando um vídeo de 700MiB, isso é nada, mas para quem trabalha com Internet e precisa fazer acessos e transferências SSH, VPN, transações bancárias HTTPS… sabe o inferno que 3ms a 20ms representam.

A solução sugerida pela Microsoft também é bem interessante: cortar a quantidade de máquinas dedicadas a seu serviço MSN Messenger, o que, segundo seus «gênios», não afetaria o serviço.

Todo mundo que usa Messenger e GTalk – ou algum outro serviço XMPP/Jabber – sabe que não é raro acontecer do MSN não estar se aguentando em pé, cai, volta, cai de novo, enquanto o GTalk continua mantendo uma comunicação tranquila.

Agora imagina o inferno se eles reduzirem ainda mais os servidores que sustentam esse serviço já capenga?

O Google também fez sua sugestão, mas parece que os jumentos norte-americanos ainda não caíram na real: investir em energia solar, hidrelétricas e outras formas de energia sustentável, abandonando as obsoletas carvoarias.

[update]O que reduziria a emissão de gases não em apenas 2% do total global, mas em muito mais.[/update].


Bem, vamos ver e rezar para que algum dia eles consigam alcançar o nível de desenvolvimento do Brasil, tão mal falado pelos norte-americanistas.

[]'s
Cacilhas, La Batalema

PS: E viva Pink & Brain!