2011-04-03

Mais Porcupine Tree

Porcupine Tree Outro dia falei da banda Porcupine Tree. Agora vou falar um pouquinho da história deles, que pode ser encontrada na Wikipédia em inglês (a versão em português está meio fraca).

As raízes para o nascimento da banda surgiram em 1987 quando Steven John Wilson e Malcolm Stocks resoveram fazer uma brincadeira e criar um boato de uma banda lendária de rock psicodélico da década de 1970 chamada Porcupine Tree.

Eles se basearam em bandas reais, como Pink Floyd, e criaram uma história complexa, com discografia, participações em encontros famosos de bandas e biografia dos membros, incluindo passagens pela prisão.

Enquanto Malcolm Stocks gerava as ideias, Wilson, que havia montado seu próprio estúdio, fornecia o material necessário para endossar o boato, compondo, tocando e gravando as músicas da suposta banda.

No entanto Steve Wilson estava envolvido com sua própria banda, No-Man, e Porcupine Tree não era mais do que uma brincadeira.

Por volta de 1989, Wilson começou a considerar viáveis algumas composições feitas para a brincadeira, gravou um cassete de oitenta minutos chamado Tarquin’s Seaweed Farm sob o nome de Porcupine Tree e enviou cópias para algumas pessoas, incluindo Nick Saloman, que sugeriu enviar uma cópia para Richard Allen, escritor da revista Encyclopædia Psychedelica.

Allen reenviou a cópia para diversas revistas e acabou se tornando o agente da banda – na época mais um projeto solo de Steven Wilson do que uma banda –, que assinou contrato com o selo Delerium.

Em 1993 a banda assumiu sua primeira formação: Steve Wilson na guitarra e nos vocais, Colin Edwin no contrabaixo, Richard Barbieri (da No-Man) nos teclados e Chris Maitland (também da No-Man) na bateria.

A fase de 1991 a 1997, sob o selo Delerium, constituiu a fase mais psicodélica da banda, seguindo as bases propostas na brincadeira da banda fictícia¹ da década de 1970. Depois a banda entrou em uma fase de transição – ainda bem psicodélica – que durou até 2002.

Em 2002, com a entrada do baterista Gavin Harrison, ex-King Crimson, e do guitarrista e vocalista John Wesley Dearth, III, a banda mudou e assumiu uma sonoridade metal progressivo.

A confirmação da postura mais pesada do Porcupine Tree se deu com a apresentação Arriving Somewhere… em 2006.

No artigo anterior, divulguei o vídeo da música Blackest Eyes. Desta vez vou deixá-los com Even Less:



[]’s
Cacilhας, La Batalema

[update 2011-04-04]
¹fictícia: ontem eu não lembrava essa palavra de jeito nenhum, lembrei hoje cochilando no ônibus. Vai entender…
[/update]