2010-01-16

Malba Tahan

Malba Tahan Quando eu era criança, lia e relia uma série de livros muito legais, O Pequeno Príncipe, Maximiano Gonçalves e Seleções de Malba Tahan entre outros. Recentemente resolvi reler os livros de minha infância que ainda me restam.

Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan é heterónimo e alterego de Júlio César de Melo e Sousa, matemático e romancista da primeira metade do século XX.

O Malba Tahan personagem teria nascido na aldeia de Muzalit em 1885, viajado o mundo todo, vivido por anos no Brasil e morrido aos 36 anos lutando pela liberdade da minoria local na Arábia Central. Já o Malba Tahan histórico foi carioca, nasceu em 1895 e faleceu em 1974, tendo dedicado a vida à carreira de professor de Matemática no Colégio Pedro II.

Seus romances são de um clareza incrível, expondo maravilhosamente as belezas da cultura árabe (apesar de Malba Tahan ser brasileiro) e das sutilezas da Matemática. Sua mente aberta, muito além de seu tempo, pode ser considerada atual – ou até progressiva! – mesmo nos dias de hoje.

Seu livro mais conhecido é O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa, que relata as aventuras do calculista Beremiz Samir no século XIII. Os trechos que li – não tive o prazer de lê-lo por completo – são de uma leveza e fluidez notáveis e o conto realmente prende a atenção.

Tornei-me adulto amando Matemática e carregando uma grande simpatia pela cultura árabe graças a Malba Tahan.

Portanto deixo a dica de um magnífico escritor brasileiro quase esquecido na atualidade.

[]’s
Cacilhas, La Batalema