2009-05-12

Maqām Hiyascar e mixolídia bebop b9b13

Berimbau Sempre adorei música, não só prática, mas também teórica: adoro estudo de harmonia, ritmo, escalas…

Atualmente estou apaixonado por duas escalas: Maqām Hiyascar e mixolídia bebop b9b13.

Maqām Hiyascar


Maqām Hiyascar é uma das maqāmāt (escalas) da escola árabe de música.

Na música árabe, há uma preocupação muito grande com os tetracordes, que são cada sequência de quatro graus de uma escala.

Por exemplo, na escala diatónica, modo jónio: dó - ré - mi - fá - sol - lá - si - dó; o primeiro tetracorde é: dó - ré - mi - fá, o segundo tetracorde é: sol - lá - si - dó.

Cada tetracorde pode ser descrito pelos intervalos entre os graus, por exemplo, dó para ré é um tom, ré para mi é um tom e mi para fá é um semitom. Assim dó - ré - mi - fá pode ser descrito como tom - tom - semitom, ou T-T-sT.

Repare que o segundo tetracorde também pode ser descrito como T-T-sT: na música árabe as maqāmāt primárias são as que possuem os dois tetracordes idênticos. Quando o segundo tetracorde é diferente, a maqām é considerada derivada da que possui os dois tetracordes idênticos a seu primeiro.

A principal e mais importante maqām para os árabes é a Maqām Rast, formada pela duplicação do tetracorde T-sT-T, formando assim o modo dórico da escala diatónica: (1) (2M) (3m) (4) (5) (6M) (7m) (8)*

Assim como a Maqām Rast, outra maqām importante é a Maqām Hiyascar, formada pela duplicação do tetracorde sT-TsT-sT.

Isso dá: (1) (2m) (3M) (4) (5) (6m) (7M) (8)

Ou, em dó maior: dó - réb - mi - fá - sol - láb - si - dó

A meus ouvidos ela tem uma sonoridade simplesmente magnífica.

Mixolídia bebop b9b13


No Jazz as escalas bebop são muito valorizadas.

Duas coisas definem uma escala bebop: ¹é uma escala com a sétima da dominante mas acrescida da sensível, formando assim oito graus mais a próxima tónica; ²fazendo uma descendente a partir da tónica, o primeiro de cada par de graus pertence ao acorde da tónica.

Por exemplo, tornando bebop o modo eólio (em dó menor): - si - sib - lá - sol - fá - mib - ré - .

Vamos agora à mixolídia bebop b9b13!

O modo mixolídio da escala diatónica é, descendentemente em dó maior: dó - sib - lá - sol - fá - mi - ré - dó

Tornando ele bebop: dó - si - sib - lá - sol - fá - mi - ré - dó

Como é b9 (2m), precisamos reduzir a pós-tónica: dó - si - sib - lá - sol - fá - mi - réb - dó

Como é b13 (6m), precisamos reduzir a relativa: dó - si - sib - láb - sol - fá - mi - réb - dó

Escrevendo os intervalos: (8) (7M) (7m) (6m) (5) (4) (3M) (2m) (1)

Se reparar bem, é muitíssimo parecida com a Maqām Hiyascar, apenas possui a sétima da dominante a mais, o que soa – pelo menos pra mim – como se completasse a escala, apesar de tirar dela sua característica de maqām primária.


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Espero que o leitor goste desta pequena brincadeira!

[]'s
Cacilhas, La Batalema


*(1) = tónica, (2M) = segunda maior, etc.