2010-06-13

Maria vai com as outras

Heim? Uma revista de menor importância da Editora Abril, Mundo Estranho, sugeriu subliminarmente que a blogosfera é um bando de maria-vai-com-as-outras.

É óbvio que isso não foi dito explicitamente (senão a reação seria arrasadora), mas de modo sutil, para começar a plantar uma semente de desconfiança contra a blogosfera e tentar assim ferir sua autenticidade. Isso aconteceu na edição 97 (março de 2010), página 23: como exemplo de maria-vai-com-as-outras são citados os blogs.

Mesmo com toda essa sutileza, isso foi sim um ataque e esta é minha defesa.

Por que a blogosfera não é um bando de maria-vai-com-as-outras?


Para haver um bando de maria-vai-com-as-outras deve haver uma fonte: alguém que grite mais alto e faça valer sua opinião. Então, por ter uma opinião fraca, o maria-vai-com-as-outras acaba por acreditar que a opinião da fonte deva ser mais certa mesmo, e passa a fazer coro.

A mídia tradicional tem seus veículos unilaterais, o que impossibilita a propagação de opinião entre os consumidores. Assim eles têm a falsa impressão de que a mídia reflita a opinião da massa.

Não é verdade: devido ao caráter unilateral de seus veículos, a mídia manipula a opinião da massa, que tem muita dificuldade em trocar ideias sem o intermédio da mídia.

Assim temos um grupo de maria-vai-com-as-outras involuntários.

Já na blogosfera isso não tem como acontecer, já que o veículo – a Web – é de comunicação bilateral: qualquer um pode acompanhar os blogs que quiser diretamente ou via feeds, ter seu próprio blog para divulgar suas próprias opiniões, e/ou comentar os artigos em outros blogs, fornecendo ao blogueiro e seu público um feedback privilegiado.

Por esse caráter full duplex, só é maria-vai-com-as-outras quem realmente quer. A prova disso é vermos não raramente blogueiros aliados com opiniões conflitantes a discutir – o que é muito saudável!

E blogueiros maria-vai-com-as-outras?


É claro que há aqueles blogs que apenas servem para ecoar a opinião de outros, sem nada a acrescentar. Mas se você, leitor, prestar atenção verá que a grande maioria desses blogs consiste justamente naqueles que defendem as opiniões da mídia tradicional, Folha, O Globo, Veja, etc.

Não são blogueiros de verdade, antenados e com opiniões bem construídas; são profissionais pseudojornalistas pagos para adicionar um falso contrapeso à blogosfera.

No entanto são muitos, mas, por sorte, minoria.

[]’s
Cacilhας, La Batalema