A fraude do NNPP
Hoje um amigo meu veio reclamar sobre como o artigo irresponsável de Akita sobre NNPP tem prejudicado profissionais da área de desenvolvimento.
Acredito que a intenção do Akita não tenha sido essa – levando em conta alguns trechos de seu artigo –, porém é preciso expor as consequências negativas.
A empresa em questão – e creio que outras também – está mantendo seus desenvolvedores reféns do NNPP.
Enviam email interno às equipes com o texto do Akita e ameaçam todos os desenvolvedores de demissão, forçando-os a tentar superar uns aos outros e a delatar uns aos outros, demitindo regularmente mesmo programadores que ajudam a equipe, simplesmente por terem ido mal naquele período em relação ao resto.
E funciona como seleção artificial, melhorando a equipe? Longe disso!
O clima de pressão desnecessária leva os desenvolvedores a cometer erros estúpidos, que eles não cometeriam de outra forma, e, como a ameaça de demissão é constante, acabam se submetendo a salários ridículos (quem pede aumento é mau programador).
É claro que concordo que maus programadores fazem os projetos andarem para trás e devem ser demitidos. Eu mesmo já trabalhei com programadores horríveis e tive de refazer muito do que eles fizeram porque estava tudo bugado – e eu ODEIO retrabalho.
No entanto a proposta do NNPP é anti-humana, antissocial, extremocapitalista e promove o dualismo entre empresa e empregado, prejudicando o trabalhador em favor da empresa.
Outra coisa é a ideia de que o bom programador é aquele que não tem vida social: fica depois do horário e trabalha até cair. Quem faz isso é moleque, que não tem família, nem experiência e nem responsabilidades.
Além do que o trabalho excessivo desgasta o profissional, a ponto dele começar a cometer erros que não cometeria.
Ou seja, os critérios sugeridos para separar os bons dos maus programadores efetivamente tendem a selecionar os piores, eventualmente um bom, que será consumido até não valer mais nada.
BONS PROGRAMADORES SÃO AQUELES QUE PRODUZEM BONS CÓDIGOS e esse deve ser o critério de seleção.
Ainda assim, a demissão dos maus programadores – os maus de verdade, não os relativamente piores – não deve ser desculpa para a não contratação de bons programadores. A redução extrema de equipe sobrecarrega os profissionais, levando-os a cometer os mesmo erros dos maus programadores.
Deixo aqui então registrado meu protesto contra essa palhaçada criminosa direitista que estão fazendo, isso é um boicote contra o profissionalismo.
[update 2009-04-02]Tudo a ver com o protesto: Gerente é capataz e funcionário é escravo. Assistir é obrigatório![/update]
[]'s
Cacilhas, La Batalema
PS: A Lei Áurea já foi assinada faz tempo.