2009-03-17

Futuro do Software Livre

Tux Falcon_Dark escreveu um artigo muito pé-no-chão sobre o futuro do GNU/Linux em notebooks, mas que pode ser extrapolado para simplesmente o futuro do Software Livre e do modelo de bazar.

O artigo é O hardware definitivo.

Gostaria apenas de grifar alguns pontos e fazer alguns comentários.

Primeiro sobre os três modelos de desenvolvimento de drivers:

  • Modelo Mac: Eu cuido de tudo, o que não é muito, pois vou usar pouco hardware.
    Consequência: dependência de hardware e venda casada.
  • Modelo Windows: Eu cuido do que não aparece, pois é pouco, e você cuida do que é mais visível, pois é muito.
    Consequência: a Microsoft leva crédito pelo trabalho alheio.
  • Modelo Linux: Eu cuido de tudo e você não precisa se preocupar, vou tentar dar suporte a tudo que o Windows dá e rodar como o MacOSX roda nos Macs.
    Consequência: não dá pra abraçar o mundo com as pernas.


Outra coisa que Falcon_Dark destaca é o comportamento da comunidade:
O que estou querendo dizer é que talvez, em lugar de tentarmos dar suporte a 500 placas de vídeo diferentes, talvez tenhamos que escolher 50 e diminuir o tempo em que esses drivers ficam em versão beta. Em vez de tentar fazer todas as 40 distros que achamos simpáticas rodar em 400 modelos diferentes de notebooks poderíamos fazer todas as 40 rodarem bem em 40 modelos de notebook.

(…)

Se adotássemos uma marca, a que melhor dê suporte ao Linux hoje, como a «marca preferida do Linux», déssemos a esse fabricante um adesivo «Preferido pelo Tux» e começássemos todos a comprar apenas os modelos desta marca. Desde que as 10 maiores distros fizessem ele funcionar perfeitamente, claro. Não conseguiríamos gerar um efeito manada no mercado que provocaria mudanças?


Ou, em outras palavras: enquanto os usuários de GNU/Linux estivermos dividos por diversos fabricantes, seremos minorias para cada um. Quando passarmos a adotar fabricantes específicos, seremos maioria para aqueles fabricantes e chamaremos atenção dos demais fabricantes. Só então seremos levados a sério.

Não só a postura quanto a fabricantes, tudo precisa ser repensado no Software Livre. Como disse Falcon_Dark, o modelo de bazar nos trouxe até aqui, mas precisamos de um novo modelo para irmos além.

Há muito mais coisas legais no artigo, então convido todos a lê-lo.

[]'s
Cacilhas, La Batalema