2008-08-16

Tecnologia

Tux É incrível como os assuntos da atualidade – e eventualmente alguns memes – funcionam como distração para outros assuntos mais importantes.

Não sei ainda qual a confiabilidade dessa notícia, mas parece que a famigerada tela azul da morte fez sua aparição nas Olimpíadas de Beijing. Algumas notícias também podem ser encontradas no Google.

Mas a notícia em si é irrelevante diante do fato causador.

O problema é a confiança excessiva que se tem e se prega atualmente na tecnologia. É a maravilhosa tecnologia que, com uns poucos cliques, resolve qualquer problema sem a necessidade de um técnico ou tecnólogo.

É o sistema operacional que qualquer um pode operar sem muito conhecimento; a suite de escritório que basta instalar e usar; o editor de imagens com todos os recursos ao alcance de todos…

Grande equívoco!

A tecnologia jamais será capaz de substituir o elemento humano. Fatores heurísticos não-computáveis e o feeling dos técnicos mais experientes são as maiores razões para não confiar cegamente na tecnologia.

Ou em outras palavras, o computador só faz o que você manda: se você não sabe o que fazer, muito menos o computador!

Um colega meu de trabalho ainda vai mais fundo: «O computador faz o que você manda, não o que você quer. Então você precisa saber como mandar para ele fazer o que tem de ser feito.»

Nenhuma tecnologia é ou será capaz de substituir o saber-como.

[]'s
Cacilhas, La Batalema