2008-05-31

Verdadeira história

lâmpada É engraçado como os vencedores escrevem a história. Muitas coisas são distorcidas.

Por exemplo, quem foi Tesla?

Era o cientista louco inimigo do Super-Homem que inventou o raio da morte? Ou o engenheiro prepotente que se achava melhor que Edison, avatar do Capitalismo?

Talvez ainda o feiticeiro louco de O Grande Truque?

Nada disso… Tesla foi o cientista croata criador da corrente alternada, do acelerador de partículas, do rádio – pois é, não foi Marconi! –, da lâmpada fluerescente e da máquina de raios X, além dos inventos que ficaram no papel, como dispositivos de manipulação do espaço-tempo, anti-gravidade, teletransporte e viagem no tempo – coisas tão absurdas quanto o rádio e o acelerador de partículas antes de serem criados.

Ah! E o mais importante de tudo! Tesla foi transformado em vilão porque queria que suas invenções fossem usadas para ajudar as pessoas. Uma das palavras que ele mais gostava era gratuito (free).

Isso o tornava automaticamente inimigo do Império Capitalista.

Outra figura histórica importantíssima que foi transformada em nota de rodapé foi Wallace.

Wallace é o verdadeiro criador da Teoria da Evolução das Espécies, não Darwin, que o parafraseou.

Só que, ao contrário de Edison e Tesla, Darwin e Wallace não era inimigos, tanto que Wallace enviou suas anotações a Darwin antes de publicá-las.

Mas a história endeusou Darwin e apagou Wallace… porque a obra de Darwin endossava os delírios de onisciência científica de Lord Kelvin, enquando que Wallace dizia que a Ciência não tinha todas as respostas e precisaria estar em constante reciclagem, ideia que até hoje assusta os arrogantes acadêmicos.

Só para fechar esta lista de homens magníficos que a história não quer que conheçamos, vou falar um pouco de Allan Kardec.

Professor, pedagogo e filósofo francês, Kardec não foi um pastor fundador de ceitas religiosas, foi um pesquisador empírico, profundo conhecedor de fenómenos naturais até hoje incompreendidos.

Por que Kardec e sua doutrina espírita foram ridicularizados e varridos para debaixo do tapete da história?

Porque ele falava em democratização e em ensino público. Essa é a verdade que não querem que você saiba.

Fica aqui então uma homenagem a esses três grandes homens: Tesla, Wallace e Kardec.

[]'s
Cacilhas, La Batalema