2008-02-16

Campanha contra Linux

Tux Calma! Não virei a casaca…

Só quero reerguer uma controvérsia – até certo ponto inútil, mas importante por questões culturais – que, apesar de antiga e já teoricamente resolvida, ainda faz as vozes se exaltarem.

Linux, GNU/Linux ou o quê?

Enquanto o nome original seria «Linux-based GNU system», cada um dos grandes nomes da área defende nomes diferentes.

Parece que finalmente a versão proposta por Linus Torvalds, Linux – apesar de toda argumentação, seu motivo é claramente vaidade –, se tornou uso comum.

Mas me digam: qual o nome do cerne do Windows? E do MacOSX?

Se outros OSs não são chamados pelo nome de seus cernes, por que o GNU deveria?

Sim, sim… há SOs que recebem o nome de seus cernes, mas não é um padrão.

O nome do sistema é GNU e já era antes de Torvalds criar o Linux (cerne), portanto o nome correto – do ponto de vista cultural – é GNU.

Richard Stallman, líder e criador da Free Software Foundation, sugeriu o nome GNU/Linux – apesar da pronúncia sugerida, /gə´nuː ´slæʃ ´lɪnəks/ ou /gə´nuː ´plʌs ´lɪnəks/, ser um tanto exagerada: sugiro /g´nuː ´lɪnʊks/.

Por questões culturais e de respeito pelo trabalho de todos – inclusive Torvalds – convido todos a abolir, sempre que possível, o uso de Linux, substituindo por GNU/Linux.

Alguns podem alegar que Linux já é de uso corrente, mas essa é a saída do maria-vai-com-as-outras: faz o que todo mundo faz sem pensar no porquê. Sacudam essa ideia da cabeça.

[]'s
Cacilhas, La Batalema