2009-11-17

Hacker

Glider Hoje na Voz do Brasil, Luciano Seixas usa a palavra hacker de forma pejorativa e completamente equivocada, com um sentido totalmente alheio ao sentido original da palavra.

Dessa vez consegui uma referência, já que foi no programa da EBC Serviços! Você pode baixar o áudio do programa aqui e ouvir a reportagem que começa aos 9 minutos e 56 segundos. A frase infame é dita aos 11 minutos e 25 segundos.

O termo hacker é usado erroneamente da forma degenerada pela mídia golpista, que usa de desinformação e destruição do passado para impor conceitos distorcidos.

Certamente nem Luciano Seixas, nem a Voz do Brasil tiveram qualquer intenção de desinformar, mas essa desinformação já está tão profundamente arraigada ao povo pela mídia que pessoas de bem acabam seguindo o exemplo.

Marcelo Minholi cita Eric Raymond sobre este assunto:

… ser capaz de quebrar segurança não faz de você um hacker mais do que ser capaz de fazer ligação direta em um carro faz de você um engenheiro automotivo…


Porém puxei todo este assunto para divulgar o incrível artigo de Jomar Silva: Sou um hacker e me orgulho muito disso!

Convido todos a lerem o artigo original como fiz. É um tempo bem empregado.

[update 2009-11-18]Outro artigo muito bom sobre o assunto é a tradução de Como se tornar um Hacker, por Marcelo Minholi.[/update]


[]'s
Cacilhas, La Batalema

PS: Fiquei sabendo através de Cristovam Buarque.