2009-06-24

Corrupção vence Lei Antifumo na capital do crime de colarinho branco

Baal O fumo é um vício danoso à saúde: compromete a qualidade de vida e reduz sua espectativa.

Pior que isso, é um vício que força as pessoas presentes a compartilhá-lo contra sua vontade, tornando-as fumantes passivas.

Minha mãe faleceu por infarto aos quarenta e quatro anos há quase vinte anos… pessoa de vida regrada, mas fumante. A causa mortis original foi infarto causado pelo uso continuo do tabaco, porém, logo em seguida, o legista foi obrigado por forças não declaradas a mudar a causa mortis para embolia pulmonar pela idade. Pela idade? Quarenta e quatro anos?

A mesmíssima coisa aconteceu a minha avó. E por quê? Porque forças não declaradas não permitem que esse tipo de coisa seja associada publicamente ao fumo.

A OMS há alguns anos fez um estudo sobre a maconha que concluíu que a nicotina é aproximadamente cinquenta vezes mais danosa do que a maconha. O estudo foi desacreditado e deram-lhe sumiço.

Agora estamos diante de mais um ato de corrupção em nome do lucro criminoso: o juiz Valter Alexandre Mena (guarde esse nome) concedeu uma liminar suspendendo parcialmente os efeitos da Lei Antifumo na capital nacional – quiçá latinoamericana – da corrupção, São Paulo.

É nisso que dá colocar o lucro capital acima do valor da vida.

[]'s
Cacilhas, La Batalema