2008-04-19

Mi estas reveninta!

Baal Pois é, Silvio, depois de cinquenta e três dias sem conexão devido a desentendimentos entre meu provedor e seu fornecedor de equipamentos (seu = do provedor), estou de volta à WWW para continuar postando e até responder alguns memes. =)

Quanto à pergunta do meme, «O que vocês acham das recentes iniciativas da Microsoft rumo ao mundo Open Source?», ultimamente tenho culpado Ray Ozzie, CSA da Microsoft, por todas as mudanças de postura da empresa, mas pode não ser tão simples.

Apesar da atitude ideológico-irracional de Steve Ballmer, a Microsoft não poderia passar a eternidade negando os fatos sem se prejudicar e uma hora precisaria admitir as vantagens do desenvolvimento verdadeiramente colaborativo, ou poderia ser extinta como os bons e velhos dinossauros.

É claro que é uma admissão tímida ainda e tentando manter um pezinho atrás para poder mudar de ideia novamente assim que a moda passar… mas não vai passar, porque não é moda, é fato: diversas pessoas espalhadas pelo mundo, trabalhando por desejo próprio desenvolvem melhor do que uma equipe – por maior e melhor que seja, relativamente menor e pior do que o «resto do mundo» – fechada trabalhando por dinheiro, não por acreditar no que faz.

São questões psicológico-antropológicas raramente abordadas, pois não interessam à grande mídia, muito menos às grandes empresas: empresas são motivadas por lucros, pessoas não.

Pessoas são motivadas por duas coisas: desejo e necessidade. O que as empresas fazem é manter um ambiente – chamado Capitalismo – onde a necessidade de lucro – motor das empresas – é maior do que o desejo e qualquer outra necessidade.

Deveria ser óbvio que, com esse conhecimento nas mãos, a pessoa passa a ter poder sobre o ambiente, por isso a mídia e as empresas inibem – por meio de ridicularização – qualquer discussão sobre o assunto, para manter as pessoas ignorantes.

Ah! Importante: quando digo «empresas», não quero dizer somente ação direta das empresas, mas indireta também, como incitar grupos de adoradores que vão agir da forma como eles esperam, como se não ganhassem nada por isso.

É papo pra mais de metro… pelo menos agora estou de volta pra podemos debater mais! =)

[]'s
Cacilhas, La Batalema