Escalas cigana e de blues
Um assunto que adoro e não tenho abordado é Música.
Não tive formação académica, sou autodidata, mas não como a maioria. Minha avó e minha mãe eram cantoras e me empurraram teoria guela abaixo. =/
Foi assim que acabei aprendendo.
Feita a apresentação, queria falar de duas escalas exóticas interessantes, a escala cigana e a escala de blues.
Dois fatos comuns a essas duas escalas são a ocorrência de cromatismo e que a maioria dos músicos (autodidatas) não as usam.
Escala cigana
A escala cigana é uma escala exótica menor usada obviamente pelos povos ciganos. Também foi muito usada no Romantismo.
Os músicos que desconhecem essa escala a confudem com a escala harmónica, não sem motivo, pois as duas escalas são muito parecidas.
A escala harmónica é parecida com o modo eólio da escala diatónica, mas com a sétima maior. Por ex.: dó, ré, mib, fá, sol, láb, si, dó.
A escala cigana é parecida com a harmónica, mas a quarta é aumentada – ocorrência de trítono e cromatismo. Por ex.: dó, ré, mib, fá#, sol, láb, si, dó.
Temos então o efeito sonoro interessante herdado da escala harmónica, resultante da sequência da sexta menor, passando pela sensível para a oitava. Além desse, temos o efeito cromático da sequência trítono - dominante - sexta menor.
Esse cromatismo dá margem a explorações melódicas bem diferentes, típicas da cultura cigana.
Escala de blues
É uma escala exótica modal de seis ou sete graus com uma forte influência africana.
A música europeia possui um forte apelo tonal enquanto a cultura africana se mostra modal ao explorar a appoggiatura da mediante menor para a maior – e às vezes vice-versa. Ou seja, não há uma determinação se a mediante é menor ou maior.
Assim como alguns músicos confundem a escala cigana com a harmónica, também confundem a escala de blues com a escala pentatónica e novamente não sem motivo.
A escala pentatônica é uma escala tonal bem primária, formada por cinco graus básicos, como por exemplo: dó, mib, fá, sol, sib, dó.
Já a escala de blues mostra duas diferenças em relação à pentatónica: primeiro seu caráter modal, segundo a presença de mais um grau, o trítono, atribuindo-lhe também caráter cromático.
Então o exemplo blues equivalente ao anterior é: dó, mib ↔ mi, fá, fá#, sol, sib, dó.
Novamente temos a possibilidade de explorar o cromatismo, agora subdominante - trítono - dominante.
No entanto o que dá à escala de blues seu diferencial é justamente seu caráter modal, que, associado ao ritmo ternário e gingado, dá ao blues um impressionante ar negro.
Pretendo falar alguma coisa sobre as escalas be-bop de oito graus do jazz.
[]'s
Cacilhas, La Batalema