2007-01-25

Desabafo

Baal Hoje vou reclamar... já está chegando em meu limite e minha sanidade está querendo tirar férias. =P

Estou trabalhando num projeto para uma organização não-governamental e já estou sem recebem desde novembro. Por culpa da organização? Não! Absolutamente!

A tal organização só faz pagamento por depósito em conta bancária. Bem, minha empresa se encontra atualmente sem conta bancária.

Fácil de resolver, não? Fui ao banco e iniciei o processo de abertura. Aí vem a primeira dor-de-cabeça...

Um de meus sócios, amarelão, disse que não vai assinar nada porque ele quer sair da firma e esta é uma forma de forçar sua saída.

Tudo bem... há saída...

Procurei meu contador e iniciei o processo para alteração contratual. Novo problema: meu outro sócio foi viajar!

Não posso fazer a alteração até ele voltar.

P. da vida com esta situação, ontem me liga uma cliente de um ISP onde presto serviço dizendo que o técnico deles tinha trocado a máquina principal da rede deles e que eles não conseguiam mais acessar a Internet. Como eu não estava lá na hora, o pessoal tentou resolver da melhor forma possível. O técnico da cliente disse que deixou toda rede configurada e pronta para acessar a Internet, e que não funcionava por culpa do ISP.

Chegando lá hoje pela manhã, desassociei o IP da cliente do endereço MAC, liguei para ela e disse que, como houve troca da máquina, o técnico dela deveria ter fornecido um novo endereço físico para funcionar. Como o pessoal do suporte também não havia pedido, eu fui lá na cliente para ajeitar a bagunça.

Chegando na cliente, ela estava com o técnico dela no telefone e disse que ele falou para ela que não existe endereço físico. Na mesma hora falei que ele só diria isso se não entendesse nada de Informática e peguei o telefone.

O técnico muito nervoso reclamou porque eu não deveria ter dito para ela que ele não entende nada e que ele havia trabalhado por quinze anos na IBM.

Perguntei para ele porque então ele falou para ela que não existe endereço físico e ele desconversou, dando a entender que ela entendeu mal o que ele disse. Depois falou que não funcionava por culpa do ISP e pediu para falar com a cliente de novo, com quem ficou reclamando um tempão.

Tudo bem. Respirei fundo, ignorei a abobrinha – a cliente pode ter entendido mal mesmo – e fui ver por que as máquinas não navegavam, e descobri um monte de coisas:

  • O compartilhamento de rede (não é o compartilhamento de arquivos e impressoras!) estava desabilitado. Ok, um técnico que trabalhou por quinze anos na IBM realmente não tem a obrigação de saber que o sistema NT precisa que o compartilhamento de rede esteja habilitado para compartilhar a rede.

  • O compartilhamento de arquivos e impressoras estava habilitado para a rede externa. Bem, um técnico que trabalhou por quinze anos na IBM não precisa saber que, ao habilitar o compartilhamento de arquivos para uma rede externa, a máquina estará compartilhando seus arquivos com todas as máquinas da rede externa.

  • As máquinas da rede interna não tinham IP e nem havia um servidor DHCP disponível. Ok, ok! Um técnico que trabalhou por quinze anos na IBM não precisa saber que para uma máquina participar de uma rede TCP/IP ela precisa de um endereço IP.

  • Ele disse que havia trocado apenas a placa mãe, não a placa de rede, mas a placa de rede era on-board. Tudo bem, um técnico que trabalhou por quinze anos na IBM não tem a obrigação de saber que ao trocar uma placa mãe de uma máquina, todas as placas on-board são trocadas também.


Depois de ter detectado essas lambanças, corrigi tudo, refiz a rede interna, e deixei as máquinas funcionando.

Nesse tempo todo a cliente me dizendo para eu não me estressar tanto porque senão vou ter um enfarto... e eu pensando comigo mesmo «sorria, ela não tem nada a haver com seus problemas».

Depois de vinte anos mexendo com computador ainda tenho de ouvir essas... c'est la vie.