2012-02-12

Mentalidade curta do europeu

O Sergio Venuto divulgou no Facebook o seguinte vídeo sobre o ACTA:



No entanto o mais importante foi a resposta dada por João Carlon.

Vejo toda essa gente com complexo de vira-lata falando mal do Brasil e de nosso povo – não tem desastres naturais, mas olha só o povinho. Eles precisam de um choque de realidade.

A resposta do João elucida bastante os motivos da Europa estar passando por uma crise sócio-económica tão séria:
Como disse a você (Sergio), as pessoas aqui na Itália (não vou falar de toda a Europa porque não tive a experiência de morar) são extremamente acomodadas. Se você questionar algo, a pessoa concorda que esta errado, mas aí ela fala: «Mas fazer o quê? Não tem o que fazer». Então teoricamente elas vão aceitando cada coisa que é imposta, fora que elas têm uma capacidade de reflexão fora da caixa-teoria muito baixa, não por falta de capacidade, mas porque elas tem medo de pensar assim. Entende?

O que é ensinado para eles (as pessoas) na faculdade ou escola, ou em cursos, amarra muito a mentalidade deles e infelizmente os que têm capacidade de reflexão acabam como no primeiro caso (com os questionamentos).

Não encontrei um italiano que fizesse algo para a sociedade por querer ver aquilo melhor, normalmente sempre vem a pergunta, «quanto paga?» ou «o que eu vou ganhar?», aqui no norte, volto a enfatizar isso. E isso eu posso afirmar porque eu tentei para caramba criar e reunir pessoas depois de longas conversas com o Sergio Venuto para termos iniciativas ou de produzir conhecimento ou de tentar fazer algo no sentido de um Moleque de Idéias, ou algum grupo para mudar alguma coisa que pudesse gerar um bem estar melhor a um menor ônus – e aí não falo só ônus na parte financeira, mas de uma forma geral – e as respostas sempre foram pautadas em um individualismo que limita o campo de visão e consequentemente de enxergar benefícios de estar interagindo com pessoas e criando isso.

Se você imaginar que o fato de termos provas foi uma bela oportunidade para fazer algumas pessoas perceberem que estudar juntos é positivo, você vai poder ter uma noção do quanto a nossa mentalidade é diferente, para não dizer distante do que eles pensam aqui.

Porém é isso aí, infelzmente a galera aqui canetou o acordo e vão se aprisionar mais.

Grande Abraço a todos e foi mal pela longa resposta.
(João Carlon)


Pensem com muito cuidado…

[]’s
Cacilhας, La Batalema