2010-10-15

Voto consciente

Mendes vs Barbosa Eu quero um Brasil melhor.

Mas que se f*da um Brasil melhor e que me f*da eu. Eleições não são para um Brasil melhor, são para um Brasil que os brasileiros mereçam e queiram.

E que se f*da a propaganda eleitoral: nela os candidatos querem convencer VOCÊ de que eles são o que você quer. Serra vai omitir e enganar para convencer você de que quer ele. E Dilma, que não é nenhuma santa, idem.

Então para votar em prol de um Brasil que você quer, não caia na conversa mole da mídia ou dos propagandistas eleitoreiros! Você precisa saber em que (não em quem) está votando.

Os conceitos de esquerda e direita são ainda muito presentes devido a seu caráter relativo. Dilma representa a esquerda e Serra a direita. Mas que droga isso significa?

Esquerda é o pensamento político que pretende diminuir as diferenças sociais. Direita, pelo contrário, é o pensamento político que acredita que as diferenças sociais alimentem o crescimento financeiro da nação e assim precisem ser aumentadas.

Na prática, pense na seguinte parábola:

Imagine um servente de pedreiro, filho de pedreiro, que mal ou bem terminou o ensino médio através de supletivo. Agora ele está fazendo um cursinho pré-vestibular. Se mata de estudar para tentar entender coisas que mal entram em sua cabeça. Ele quer ser médico.

Se você acha que ele está certo, deve correr atrás do sonho e merece todo apoio, você tem pensamento esquerdista e seu voto será consciente se votar #Dilma13.

Se você acha que cada um tem seu lugar na sociedade e que ele deve desistir desse absurdo, você tem pensamento direitista e votará consciente se votar #Serra45.

E acredite em mim: se todo brasileiro pensasse assim, ainda assim teria muito pedreiro votando #Serra45 e muito empresário votando #Dilma13.

Então, não importando em quem você vote, vote consciente. Não por um país melhor, mas por um país que faça jus a seu povo.

[update 2010-10-21]
Para quem reclamou que meu artigo foi muito superficial, recomendo o artigo similar bem mais profundo do Miro Borges: Serra assume agenda que ameaça a Europa, que, aliás, não usa (não precisa usar) a dicotomia esquerda-direita.
[/update]


[]’s
Cacilhας, La Batalema

Sobre o autor

Puxava carroça e tricotava fuxico na feira para ganhar algum dinheiro.
Catava inhame e pariparoba no mato para ter com que alimentar sua família.
Pagava as contas graças à caridade de pessoas de bom coração.
Só no governo Lula foi ter oportunidades de trabalho, quando usou Software Livre para ajudar um provedor de Internet a não falir e participou da migração do CPD da Prefeitura de Petrópolis para Software Livre como consultor de infraestrutura.
Trabalhou como desenvolvedor de ferramentas de apoio a decisão.

Hoje desenvolve ferramentas de backend para software financeiro e trabalha na ponta tecnológica com cloud computing.