2010-07-04

Corrupção se traz de casa

Baal Silent Hill Petrópolis é a cidade mais tucana do Estado do Rio – mesmo quando gerida por outros partidos. Hoje entendi melhor por quê.

O serviço de transporte público de Petrópolis se encontra sucateado e a intervenção da prefeitura não resolveu nada, beirando a inação. O prefeito é um vendido, pseudopetista aliado dos demotucanos, nada faz contra as empresas predatórias da região, para não as atrapalhar, prejudica a população.

Revoltado com a situação e com a gota d’água da postura de um motorista de ônibus que me irritou, preferi tomar um táxi. Conversando com o taxista, ele me disse que sabe que todo político é ladrão, portanto vota em tucano porque assim não se frusta: já sabe o resultado.

Tentei convencê-lo de que é preciso politizar-se e acompanhar a vida política dos candidatos, os resultados de seus trabalhos, mas ele foi irredutível, prefere votar em bandido do que sofrer ao ver-se enganado.

Só posso dizer então que o petropolitano merece a merda de aparelho público que tem.

Essa postura me lembrou de uma professora de meu filho do jardim de infância. Certa vez em uma dinâmica de grupo eu sugeri a seguinte situação:

Há uma criança problemática e a metodologia tradicional sabidamente não surtirá resultado, aplicando-a o aluno estará perdido. Mas há metodologias de ensino alternativas à disposição, porém não se sabe se funcionarão ou não.

A professora disse que sem questionar adotaria a metodologia tradicional, pois mais importante do que salvar a criança, é a previsibilidade do resultado. Ou, em outras palavras, se o resultado não é previsível, é melhor não tentar; se é previsível, mesmo sabendo que não dará certo, é automaticamente o jeito correto.

Não consigo aceitar esse pensamento, é um mecanismo de manipulação de massa para manutenção da corrupção.

Se for esse o pensamento médio do petropolitano, explica muito bem por que Petrópolis é a cidade mais tucana do estado e por que se encontra em seu atual estado de calamidade.

[]’s
Cacilhας, La Batalema