2010-05-22

Mitos nacionais

Santos Dumont Vez por outra venho aqui reclamar da porcaria da Super(des)interessante. A edição deste mês traz dezenove (19) supostos mitos sobre a história do Brasil.

Lendo a matéria, a intensão parece ser boa, mas parte de um princípio no mínimo babaca: chocar em vez de informar.

Em meio a mitos de fato, há verdades tratadas como mitos e interpretações pessoais para desconstruir o valor histórico da nação brasileira. Vou citar apenas um falso mito, o mito 9.

O inventor brasileiro (Santos Dumont) foi um gênio. Mas os irmãos Wright voaram 3 anos antes dele e, em 1906, quando o 14 Bis decolou, já tinham um avião bem melhor. A grande aeronave do brasileiro é outra: o Demoiselle, de 1908, primeiro ultraleve da história.


O objetivo de tratar os irmãos Wright como pais da aviação é, além de bajular os estadunidenses, criar revolta para atrair atenção.

Problema número um: Santos Dumont ser brasileiro é um detalhe sem importância, já que sua vida aconteceu na França. Quem deve se orgulhar dele são os franceses.

Problema número dois: a patente dos irmãos Wright foi dada retroativamente pelo departamento de patentes para que os E.U.A. não ficassem atrás da França. Se eles voaram antes de Santos Dumont não é realmente sabido.

O FATO mais importante: é totalmente irrelevante quem voou primeiro! A tecnologia de aviões usada atualmente é a que foi a desenvolvida por Santos Dumont para o Demoiselle, fazendo dele o verdadeiro pai da aviação, queiram os americanos ou não. É importante ainda citar que a Argentina teve um posterior papel importantíssimo para a aviação mundial.

Santos Dumont liberou publicamente o acesso a sua tecnologia enquanto os irmãos Wright, querendo apenas lucrar, vendiam licenças de uso. Havendo uma tecnologia livre equivalmente, sua tecnologia foi arquivada e esquecida, o que prova a superioridade do princípio open source sobre a falácia do modelo proprietário.

A Super(des)interessante ainda erra dizendo:
Aqui ele (Santos Dumont) é o pai da aviação. E ponto final. No resto do mundo, engenheiros e historiadores consideram os irmãos americanos Orville e Wilbur Wrighte mais importantes para o pioneirismo das máquinas voadoras.


Então a Super precisa contar isso para os londrinos! =P


Segundo informações da National Geographic Society e da BBC de Londres, Santos Dumont é o pai da aviação, enquanto os irmãos Wright são não muito mais do que uma nota de rodapé, concorrentes que quase ameaçaram tomar o lugar de Dumont.

Apenas os estadunidenses e seus bajuladores consideram os irmãos Wright, não o resto do mundo.

[]’s
Cacilhας, La Batalema


PS: Impossível não reproduzir certa afirmação da página 78:
…a inexistência de provas não é uma prova de inexistência. A única coisa que a ciência pode fazer é afastar Deus de nosso dia-a-dia, explicando o Universo e as coisas de forma lógica e racional (…). Mas daí a dizer que Deus não existe, vai uma enorme distância. E, se Richard Dawkins não gostar, sempre pode tirar as calças e pisar em cima.