2009-10-03

IDEs em ambiente GNU/Linux – RAD

Poliedro Este é o último de uma série de três artigos sobre ambientes de programação:

  1. Editores de texto
  2. IDEs focadas em projeto
  3. RAD



RAD


RAD ou desenvolvimento rápido de aplicações é o nome ou qualidade associado a qualquer ferramenta que proporcione facilidades para desenvolver aplicações rapidamente, geralmente com suporte a construção visual de objetos.

Algumas linguagens de programação e scripting já são consideradas RAD por si só, como Python, Ruby e Lua, entre outras.

Squeak


Squeak é uma máquina virtual e ambiente gráfico de RAD para Smalltalk, filho mais fiel do antigo Smalltalk-80 de Palo Alto.

É ao mesmo tempo máquina virtual para a execução de aplicações gráficas e IDE para programação. Em ambiente Squeak você utiliza basicamente três utilitários:
  • System Browser para editar as classes
  • Workspace para experimentação e execução
  • Transcript para exibição de resultados (STDOUT)


A aplicação mais conhecida usando Squeak é o XO do projeto OLPC.

Cincom VisualWorks


Outra ferramenta similar ao Squeak, porém proprietária, é o Cincom VisualWorks.

Também é uma máquina virtual e ambiente visual de programação e execução de aplicações, mas em seu caso as janelas são integradas ao gerenciados de janelas em execução.

Kylix


Kylix é o ambiente da Borland para a linguagem de programação Object Pascal.

Seu objetivo é oferecer uma alternativa em ambiente GNU/Linux para os usuários de Delphi (exclusivo de plataformas Windows).

A Borland restringiu o uso do Kylix, porém em compensação liberou uma versão aberta, o Open Kylix.

Gambas


Gambas é mais uma sigla recursiva: «Gambas Almost Means BASic».

É um IDE para desenvolvimento em Structured BASIC similar – mas não igual – ao Visual Basic da Microsoft.

É um de meus IDEs favoritos.

HBasic IDE


HBasic é uma tentativa de suportar códigos criados para Visual Basic no GNU/Linux.

Quem está acostumado ao VB vai se sentir bastante confortável no HBasic.

Sua GUI é baseada em Qt e suficientemente similar à do Visual Basic Express. Seus componentes e sua implementação própria do Structured BASIC também são confortavelmente próximos aos do VB.

Visual Tcl


Alguém também já ficou muito feliz em ver como é simples desenvolver aplicações gráficas utilizando Tcl/Tk?… E também estranhou muito sua sintaxe peculiar?

Visual Tcl é um ambiente visual de programação baseado em Tcl/Tk muito parecido com Delphi e que facilita bastante o uso de Tcl/Tk, essa linguagem com características tão próprias.

Gorm


Gorm, Graphical Object Relationship Modeller, é um ambiente de modelagem visual de objetos, classes e janelas muito superior e mais completo do que qualquer outro. É uma versão livre do Interface Builder da NeXT, atualmente propriedade da Apple.

Gorm é projetado para trabalhar associado ao ProjectCenter, assim como o Interface Builder trabalha associado ao Project Builder, e trabalha exclusivamente com Objective C e a biblioteca GNUstep.

É um de meus IDEs favoritos.

Glade


Glade é uma ferramenta RAD para desenho de janelas Gtk+ via interface gráfica, gerando como resultado um arquivo XML passível de ser processado por qualquer linguagem que tenha acesso ao GtkBuilder da biblioteca GLib.

Qt Designer


Qt Designer é um ambiente muito similar ao Glade, só que para biblioteca Qt.

É idealizado para trabalhar junto a aplicações como KDevelop, mas pode ser usado em associação a qualquer plataforma que possua acesso a Qt e um interpretador de arquivos UI.

É outro de meus IDEs favoritos.


**

Espero que esta série de artigos seja útil a quem procura por um novo ambiente de programação em plataforma GNU/Linux (ou até mesmo em outras).

[]'s
Cacilhas, La Batalema