2010-12-09

Conclusão da Blockbuster (aparentemente…)

Blockbuster Enfim uma resposta aparentemente final ontem, dia 08 de dezembro, às 17:13.

Uma terceira atendente me respondeu o email marcando a devolução dos DVDs:

Prezado Rodrigo,


Agradecemos seu contato e informamos que seu pedido de coleta foi agendado para o dia 9/12, conforme sua solicitação.

Estamos à disposição caso haja alguma dúvida.
Atenciosamente,

S. R.
Blockbuster Online
Serviço de Atendimento ao Cliente


Hoje à tarde o entregador apareceu para pegar os DVDs. Muito bom! Gostei da atitude da Blockbuster.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-12-08

Ephrat

Incríveis as obras do canadense Devin Towsend e da banda polonesa Indukti, sem falar do extremamente técnico Zack Kim e do progressivo poderoso do Porcupine Tree.

Sem dever nada a nenhum deles, chegou a hora de falar da banda israelense Ephrat.

Com um algumas amálgamas, Ephrat abusa das dissonâncias e do maqāmāt, desde o mais helénico maqām (como rast) ao mais exótico (como hijaz kar).



Para saber mais: MySpace.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

Por planejamento do espaço e transporte público de qualidade

congestionamento

Li hoje o texto incrível da Cris P. Rodrigues intitulado Por planejamento do espaço e transporte público de qualidade.

Em si, o texto não traz nenhuma novidade, são fatos que todos deveríamos estar a par. Porém não estamos…

Seu artigo expõe de modo claro e com precisão cirúrgica problemas urbanos e, como quem quer faz, também soluções simples e, o mais importante, factíveis, carecendo apenas de vontade política.

Reproduzo aqui então seu artigo e recomendo fortemente a todos acompanhar seu blog (e ler o artigo lá!):

Carro e casa. Sonhos de todo brasileiro. Muito justo.

Funciona assim: se Fulano Gerdau tem carro, é direito do Fulano da Silva ter também. Isso se chama igualdade. É preciso fornecer igualdade de oportunidades para que se consolide a igualdade de direitos que a Constituição prevê.

Sim sim, se todos tiverem carro as ruas serão intransitáveis. Se mais prédios forem erguidos, o ar da cidade ficará irrespirável. Problemas de trânsito, saúde, meio ambiente, estilo de vida, desenvolvimento… Mas como pode o cidadão, de dentro do seu Tucson, reclamar que agora qualquer um compra um 1.0? Sacanagem, no mínimo.

E convenhamos, é natural que todos queiram ter um carro e sua casa própria, arrumadinha, novinha. O carro é status, mas antes de tudo é conforto. Ele te leva para todos os lugares mal mexendo a perna, conversando, ouvindo música e protegido das intempéries do lado de fora do vidro. Então, como querer que alguém não o queira?

Simples. Ou melhor, a solução é fácil de encontrar, mas bem complicada de executar. Principalmente quando falta boa vontade. Investindo em transporte público de qualidade, mas de qualidade mesmo, com conforto, frequência, uma ampla rede que chegue a todos os pontos da cidade sem precisar ficar esperando três ônibus para isso. Não importa se ônibus, metrô subterrâneo ou de superfície, barco, aeromóvel… O importante é funcionar com eficiência e a um preço baixo.

Assim, o cara vai pensar 50 vezes antes de tirar o carro da garagem. Sabe que vai ficar parado no trânsito, não vai achar lugar para estacionar – principalmente se trabalhar no centro – ou pagar uma fortuna de estacionamento, vai se incomodar com o fulano do carro do lado que dirige mal. Se ele tiver certeza que se pegar o metrô chega tranquilo pertinho do trabalho, sem todo esse fuzuê, e ainda vai poder ir lendo, talvez opte por essa alternativa. Eu optaria.

Resumindo, o transporte público tem que ser bom o suficiente para as pessoas não quererem ter carro. Para quem acha que esse é um sonho impossível, vi acontecer em Madri.

Com casa a coisa é um pouco diferente, mas não de todo. Na verdade, ambas as situações pedem um replanejamento do espaço, mas na questão da moradia ele se mostra ainda mais fundamental. Vislumbro de imediato dois fatores.

Em primeiro lugar, a contraposição interior-capital. Valorizar a vida em cidades menores ou, principalmente, incentiver a agricultura familiar. Cerca de 30% das propriedades não têm sucessor, porque dedicar a vida à agricultura exige um sacrifício grande diante de oportunidades aparentemente mais atrativas nas cidades. A falta de garantia de renda para o agricultor dificulta a permanência na área rural. Diante de uma intempérie, ele pode perder a renda do semestre, do ano, para a qual se dedicou incansavelmente, sem fim de semana ou feriado. Nesse sentido, é preciso uma política voltada para o trabalho rural, como uma forma de repensar a ocupação do espaço e, de quebra, incrementar a economia.

Por fim, a dicotomia centro-periferia ou centro-bairro. As grandes cidades possuem bairros muito distantes do centro, com uma quantidade enorme de moradores, em alguns casos. Esses bairros tornam-se quase que mini-cidades dentro da metrópole. As pessoas que vivem neles precisam de serviços como qualquer cidadão de qualquer região. Não tem cabimento que tenham que se deslocar até o centro para ter acesso a posto de saúde, escola de todos os níveis, restaurantes, lojas, cinemas, bibliotecas… E tudo isso demanda mão-de-obra, que pode ser conseguida no próprio bairro. Diminuir esse deslocamento através de um replanejamento urbano aumenta a qualidade de vida, pois é menos tempo perdido e maior integração comunitária, com mais emprego e renda.


[]’s
Cacilhας, La Batalema

PS: Obrigado, Cris, por ter autorizado a reprodução!

Resposta da Blockbuster

Blockbuster
Continuando a saga Blockbuster, finalmente no sábado, dia 04 de dezembro, recebi uma resposta:

Prezado Rodrigo,



Informamos que seu pedido de cancelamento já foi enviado ao setor responsável. Lembramos também que seu plano estará vigente até 27/01/2011, e que seus pedidos podem ser realizados normalmente. Após essa data, sua assinatura estará cancelada, e não serão lançadas cobranças.

Informamos que o recolhimento dos DVD's finais será agendado para o dia 01/02/2011, e poderá ocorrer até às 21 horas.

Estamos à disposição caso haja alguma dúvida,

Atenciosamente,

F. G.
Blockbuster Online
Serviço de Atendimento ao Cliente


O que é, por um lado, um bom sinal, já que resolveram cancelar meu cadastro dentro do tempo útil, porém ruim, já que estende o período antes do cancelamento, obrigando-me a ficar de posse dos DVDs por um período que não me interessa, impede outras pessoas de aproveitá-los e ainda inventaram um horário totalmente louco (até 21 hora?!) para o recolhimento.

Respondi então:
Cara F.,

Muito obrigo pelo cancelamento. Gostaria apenas de informar que gostaria que não tenho interesse em fazer novos pedidos em função do próprio motivo do cancelamento e peço que os DVDs que estão em minha posse sejam recolhidos ainda esta semana, em dia útil e horário comercial.

[]’s
Cacilhας, La Batalema


Ainda sem contrarresposta.

Vejamos no que isso vai dar.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-12-02

Devin Townsend

Depois de ter falado do extremamente técnico Zack Kim, do progressivíssimo Porcupine Tree e do ultradissonante folk polonês do Indukti, é a hora de falar do canadense Devin Townsend.

Vocalista, guitarrista e tecladista da banda de metal extremo S.Y.L., Devin mantém em paralelo um trabalho de metal progressivo.

Procurei no YouTube pela música Triumph, do álbum Synchestra, mas não encontrei um vídeo, só a música. Então fica o vídeo de Vampira:



E outra sugestão é a música Deadhead.

[]’s
Cacilhας, La Batalema