2010-07-30

Retrocesso da lei ambiental

Recebi hoje o seguinte email de Graziela Tanaka do Avaaz.org:

Caros amigos,

É chocante, a Comissão Especial da Câmara, tomada por deputados ruralistas, conseguiu enfraquecer o nosso Código Florestal. Porém a lei ainda não foi para votação então ainda podemos salvar nossas florestas.

A campanha pelo Código já chamou atenção em Brasília, houve algumas revisões no texto e conseguimos entregar a nossa petição para deputados e líderes partidários depois que as nossas 40.000 mensagens foram bloqueadas pela Câmara. Porém vamos precisar de apoio para dar fôlego à campanha e para encarar o poderoso agronegócio.

Nós podemos focar em deputados indecisos, lançar um apelo midiático, organizar ligações em massa e manifestações*, estando presente com mobilizações em massa a cada momento decisivo. Nós já somos mais de 650.000 pessoas da comunidade da Avaaz no Brasil, se cada um contribuir R$ 5 as nossas vozes serão ouvidas, como fizemos com a Ficha Limpa. *Clique abaixo para contribuir:

https://secure.avaaz.org/po/codigo_em_perigo/?cl=679307085&v=6874

Nós sabemos que as nossas campanhas funcionam. Algumas semanas atrás entregamos a maior petição pelas baleias a história, diretamente para os delegados da Comissão Baleeira Internacional. A nossa campanha se tornou a principal notícia do BBC World News e ao final, apesar do forte lobby das nações a favor da caça comercial de baleias, a proibição da caça foi mantida.

Aqui no Brasil nós sabemos que a nossa comunidade é uma nova e poderosa força democrática – apesar de quase 25% dos deputados responderem a processos na justiça, nos disseram que a Ficha Limpa nunca iria passar, mas depois de construirmos a maior campanha online na história do Brasil, nós vencemos!

Especialistas dizem que se a proposta ruralista passar, esta será a maior perda ambiental em décadas, permitindo a destruição de 80 milhões de hectares de florestas nativas e dando anistia para todos os crimes ambientais desde 2008. O Código Florestal garante não só a preservação das florestas e as populações que dependem dela, mas também previne as mudanças climáticas.

O poder do modelo da Avaaz é usar a tecnologia para que uma pequena equipe possa gerar o engajamento coletivo de milhões de pessoas. A campanha da Ficha Limpa foi possível com apenas alguns membros da equipe da Avaaz, servindo toda a comunidade no Brasil. Clique abaixo para doar uma pequena quantia* para turbinar a nossa campanha, desafiando os ruralistas e defendendo o Código Florestal:

https://secure.avaaz.org/po/codigo_em_perigo/?cl=679307085&v=6874

A nossa comunidade no Brasil contribuiu para desafiar as convenções e trazer uma nova política, transparente e responsável. Vamos agir juntos novamente e construir este movimento para garantir que as políticas e leis reflitam os interesses de todos nós brasileiros e não somente uma minoria poderosa. Juntos nós podemos construir o Brasil que queremos!

Com esperança,

Graziela, Ricken, Alice, Luis, Iain, Pascal, Benjamin e toda a equipe Avaaz

Fontes:

Mudança no Código Florestal pode resultar no desmatamento de 80 milhões de hectares: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/21/brasil…


Novo código florestal pode agravar ameaça à Amazônia: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/07/26/novo-codigo-florestal…


Retrocesso ambiental (Greenpeace): http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Retrocesso-ambiental-/


Repassando…

[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-07-26

Superporcaria (e outros enlatados)

Superman Não dá pra negar que uma coisa que os norte-americanos fazem muito bem é filme – mas algo que eles fazem melhor ainda é mentir/enganar.

Raramente me atrevo a comentar um filme na época de seu lançamento, inundado por toda propaganda e intusiasmo marqueteiro da ocasião. Também são poucos filmes – falando dos hollywoodianos – que, após uns meses, continuam a empolgar-me.

Alguns exemplos de filmes norte-americanos que continuam a emocionar-me são Stargate (propositalmente em primeiro), The Matrix, Inimigo Meu, Conan, o Bárbaro e sua continuação, Conan, o Destruidor, K-PAX, Kung Fu Panda, a primeira série de Star Wars (Uma Nova Esperança, O Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi), Superman, O Fantasma da Ópera, Hellraiser, Entrevista com o Vampiro e muitos outros – se eu for citar, serão alguns artigos só sobre isso.

Porém a grande maioria dos filmes norte-americanos são grandes porcarias, que apelam para a abundância de propaganda e a inundação de nossas vidas com apelações emociais que tentam nos levar a comprar tudo o que esteja vinculado às franquias.

Alguns exemplos recentes são a destruição total da cultura vampiresca Crepúsculo, que acaba com toda beleza da literatura, transformando os vapiros em meros super-heróis, e o medíocre Avatar, uma versão futurista de Pocahontas – nem tanto ruim, apenas medíocre.

Mas iniciei este artigo porque hoje assisti novamente Superman Returns, uma coleção mal colada de clichês desgastados e ultrarreciclados, que vale a pena assistir apenas pela ótima atuação do genial Kevin Spacey.

Não entendo como alguém pode emocionar-se com esse filmeco. Frustrante.

Foi frustrante na primeira vez que vi, continua frustrante agora.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-07-13

Carta de uma escritora (quase) holandesa

Brasil

[update]
Caí na pegadinha!

A internauta Ednalva Ramos enviou para o Acorda Cidade um texto que há algum tempo circula na Internet, supostamente escrito por uma holandesa identificada como Alex Lemos. A bem da verdade, o estilo é bem brasileiro.

Apesar da carta poder não ter sido escrito por uma holandesa, os dados continuam sendo verídicos e comprováveis.

Assim sendo, mantenho o artigo e a chamada ao compromisso nacionalista.

Por que é preciso que um estrangeiro diga algo para acreditarmos? Por que quando um brasileiro diz algo, seria automaticamente questionável?
[/update]


Recebi esta mensagem por email de meu amigo L.P. e achei importante reproduzi-la:

O que uma escritora holandesa falou do Brasil


Leia com bastante atenção


Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de «Como conquistar o Cliente».

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos…

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a Língua Portuguesa, é chamada de Língua Portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de Português Brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da Língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

  1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

  2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

  3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

  4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

  5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

  6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

  7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

  8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

    Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

  9. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

  10. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.


Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

  1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

  2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

  3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

  4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

  5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

  6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

  7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?


Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!


[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-07-05

Os maçons egípcios (e meu avô) previram fim do mundo em 2012

WTF? É incrível como os antigos maçons egípcios1 previram o fim do mundo em 2012!

Se você pegar o tamanho da passagem principal da Grande Pirâmide em polegadas piramidais (1polegada piramidal = 0,02544039m) e dividir pelo número mágico arbitrário 1,272 obterá o valor 4.142.

No ano 2.141 a.C foi a última vez que a luz da Estrela Polar incidiu entre as linhas estriadas na passagem2, 4.142 anos depois é 2001.

Isso prova que o mundo vai acabar em 2012!

Faz sentido pra você? Pra mim também não…

Mas se fizer, pense no seguinte:

O passeio do lado de fora de minha casa foi construído em 1973. Se multiplicarmos o tamanho em pés pelo número mágico arbitrário 1,1887, obteremos o valor 39.

39 anos após 1973 dá 2012, então meu avô era um profeta! Previu o fim do mundo com mais precisão que os maçons egípcios.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

1Maçons egípcios: a Maçonaria foi criada na Idade Média, mas os pseudo-esotéricos dizem que a Pirâmide de Khufu, construída entre 2.589 e 2.566 a.C, teria sido projetada pelos maçons. =/

2O que aconteceu 425 anos após o término da construção da Grande Pirâmide.

2010-07-04

Corrupção se traz de casa

Baal Silent Hill Petrópolis é a cidade mais tucana do Estado do Rio – mesmo quando gerida por outros partidos. Hoje entendi melhor por quê.

O serviço de transporte público de Petrópolis se encontra sucateado e a intervenção da prefeitura não resolveu nada, beirando a inação. O prefeito é um vendido, pseudopetista aliado dos demotucanos, nada faz contra as empresas predatórias da região, para não as atrapalhar, prejudica a população.

Revoltado com a situação e com a gota d’água da postura de um motorista de ônibus que me irritou, preferi tomar um táxi. Conversando com o taxista, ele me disse que sabe que todo político é ladrão, portanto vota em tucano porque assim não se frusta: já sabe o resultado.

Tentei convencê-lo de que é preciso politizar-se e acompanhar a vida política dos candidatos, os resultados de seus trabalhos, mas ele foi irredutível, prefere votar em bandido do que sofrer ao ver-se enganado.

Só posso dizer então que o petropolitano merece a merda de aparelho público que tem.

Essa postura me lembrou de uma professora de meu filho do jardim de infância. Certa vez em uma dinâmica de grupo eu sugeri a seguinte situação:

Há uma criança problemática e a metodologia tradicional sabidamente não surtirá resultado, aplicando-a o aluno estará perdido. Mas há metodologias de ensino alternativas à disposição, porém não se sabe se funcionarão ou não.

A professora disse que sem questionar adotaria a metodologia tradicional, pois mais importante do que salvar a criança, é a previsibilidade do resultado. Ou, em outras palavras, se o resultado não é previsível, é melhor não tentar; se é previsível, mesmo sabendo que não dará certo, é automaticamente o jeito correto.

Não consigo aceitar esse pensamento, é um mecanismo de manipulação de massa para manutenção da corrupção.

Se for esse o pensamento médio do petropolitano, explica muito bem por que Petrópolis é a cidade mais tucana do estado e por que se encontra em seu atual estado de calamidade.

[]’s
Cacilhας, La Batalema