2010-06-23

Sexta sem Globo

#DiaSemGlobo

Sexta-feira, dia 25/6, assista ao jogo do Brasil em outra emissora!

(Se possível assista qualquer outra coisa em outra emissora e deixe a Globo manipular fantasmas.)

[]’s
Cacilhας, La Batalema

PS: Campanha vinda de opalpiteiro.

2010-06-20

A Revolução Auténtica

lâmpada A geração anterior a minha lutou contra o status quo de sua época e criou uma contracultura magnífica, abominada pelos detentores do sistema.

Em minha geração, talvez por não sermos filhos dessa geração revolucionária e subversiva, quando chegou nossa hora de rebeldia, procuramos essa geração e reforçamos a luta contra o sistema perverso.

No entanto, a mídia, protetora tradicional da perversão, arrumou meios de perverter a revolução nas próximas gerações.

A Revolução Auténtica foi corrompida, teve seus símbolos desconstruídos e substituídos por ícones estereotípicos e vazios que trazem de volta o conformismo que garante o poder do status quo retrógrado.

Um exemplo disso é a banda estereotipada Restart

Um roquezinho fraco e superficial ao estilo Jonas Bostas, desconstrói signos poderosos:

Do Rock’n’roll o sinal de James Dio, que signfica espantar os maus fluidos para atrair os bons, eles usam de uma forma que, na melhor das hipóteses, significa dizer «eu sou um corno».

Da revolução da Web, que tem sua força na criação de redes sociais multilaterais, roubam o nome, que representa uma ação que interrompe a comunicação e um elemento puramente tecnológico e vendável.

E assim as grandes empresas manipulam moleques de pouca competência artística para transformar os signos revolucionários – contra o sistema consumista – em símbolos do consumismo neoliberal desregrado, resgatando os planos anti-humanistas de Victor Lebow.

Restart é apenas um exemplo. Há muitos e muitos outros, distorcendo a revolução, o Rock’n’roll, o jeito nerd de ser (que se degerou em modismo), etc.

#fail


Porém a Revolução Auténtica vai e vem em ciclos cada vez mais poderosos e espero que seja possível revertermos esta realidade pessimista e resgatarmos seu caminho construtivo. Uma ação em prática é a rede UnderOground, para aquecer o circuito underground de Petrópolis/RJ.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-06-18

Morre José Saramago

José Saramago
Hoje, dia 18 de junho de 2010, morre aos 87 anos o Prémio Nobel de Literatura, Mestre José Saramago.

Sai da vida e entra para a História o grande mito.

 




[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-06-16

Sistema linear de consumo

Ótimo vídeo no Youtube descreve perfeitamente como funciona o sistema capitalista resultante do pensamento neoliberal defendindo pelos demotucanos:



Aviso: pensamento esquerdista a partir de 19 minutos e 15 segundos!

Viu que lindo é o sistema capitalista? Vamos votar nos demotucanos e preservar o sistema linear consumista ou preferiremos votar nos verdadeiros esquerdistas e eliminar esse ciclo vicioso?

[]’s
Cacilhας, La Batalema


PS: Vídeo apresentado pelo professor de História de meu filho.

2010-06-13

Lavagem cerebral

Baal Revistas pseudocientíficas, como a Super(des)interessante e a Mundo Estranho, usam uma tática muito funcional de lavagem cerebral para conduzir o raciocínio de seus leitores a conclusões estúpidas, mas aparentemente científicas. É por isso que se vê tantos ateus convictos¹ e americanistas por aí.

Cativar


Para cativar o leitor, a revista o trata como parte de uma suposta elite cultural, conhecedora de verdades esotéricas, ocultas da grande massa.

Para tanto, eles citam uma série de fatos conhecidos como se fossem verdades ocultas, com as quais o leitor se identificará.

Assim o leitor tem o ego inflado e a sensação de pertencer a um grupo de pessoas superiores.

Reiterar


A revista também apresenta uma série menor de fatos comprovados, mas pouco conhecidos, que o leitor pode não saber.

O leitor vai inicialmente ficar curioso e procurar discretamente se informar, atestando a veracidade, o que reitera sua confiança na seriedade da revista.

Manipular


Os dois grupos anteriores são a maioria, mas inofensivos: escolhidos cuidadosamente para não fazer diferença para o leitor ou a revista. Dois grandes grupos de inutilidades.

Então vem o objetivo: escondidas no meio das informações verídicas e inúteis há algumas inverdades, meias verdades e desinformação que, caso o leitor acredite, vão pouco a pouco direcionando suas posições.

No entanto o leitor já está cativado demais para questionar e já não procura outras fontes para validar a revista por três motivos: 1º porque já confia na seriedade da revista; 2º porque, em meio a tantas afirmações, é muito difícil distinguir o que é fato do que é desinformação; 3º porque estaria indo contra a elite da qual faz parte, tornando-se assim um renegado, um excluído.

**


E assim essas revistas levam seus leitores a acreditar que os Irmãos Wright sejam os pais da aviação, que friagem não influencie no resfriado, que o materialismo seja conclusão científica e outras besteiras historicamente ou cientificamente já derrubadas.

[]’s
Cacilhας, La Batalema


¹Ateu convicto: não quis me referir aqui aos ateus legítimos, mas aos fanáticos que se acham os donos da verdade absoluta e agem exatamente igual a qualquer fanático religioso, tentando evangelizar as outras pessoas. Se você for «ateu», conviva com isso e cada um na sua! (Nessa frase também cabe «religioso».)

Maria vai com as outras

Heim? Uma revista de menor importância da Editora Abril, Mundo Estranho, sugeriu subliminarmente que a blogosfera é um bando de maria-vai-com-as-outras.

É óbvio que isso não foi dito explicitamente (senão a reação seria arrasadora), mas de modo sutil, para começar a plantar uma semente de desconfiança contra a blogosfera e tentar assim ferir sua autenticidade. Isso aconteceu na edição 97 (março de 2010), página 23: como exemplo de maria-vai-com-as-outras são citados os blogs.

Mesmo com toda essa sutileza, isso foi sim um ataque e esta é minha defesa.

Por que a blogosfera não é um bando de maria-vai-com-as-outras?


Para haver um bando de maria-vai-com-as-outras deve haver uma fonte: alguém que grite mais alto e faça valer sua opinião. Então, por ter uma opinião fraca, o maria-vai-com-as-outras acaba por acreditar que a opinião da fonte deva ser mais certa mesmo, e passa a fazer coro.

A mídia tradicional tem seus veículos unilaterais, o que impossibilita a propagação de opinião entre os consumidores. Assim eles têm a falsa impressão de que a mídia reflita a opinião da massa.

Não é verdade: devido ao caráter unilateral de seus veículos, a mídia manipula a opinião da massa, que tem muita dificuldade em trocar ideias sem o intermédio da mídia.

Assim temos um grupo de maria-vai-com-as-outras involuntários.

Já na blogosfera isso não tem como acontecer, já que o veículo – a Web – é de comunicação bilateral: qualquer um pode acompanhar os blogs que quiser diretamente ou via feeds, ter seu próprio blog para divulgar suas próprias opiniões, e/ou comentar os artigos em outros blogs, fornecendo ao blogueiro e seu público um feedback privilegiado.

Por esse caráter full duplex, só é maria-vai-com-as-outras quem realmente quer. A prova disso é vermos não raramente blogueiros aliados com opiniões conflitantes a discutir – o que é muito saudável!

E blogueiros maria-vai-com-as-outras?


É claro que há aqueles blogs que apenas servem para ecoar a opinião de outros, sem nada a acrescentar. Mas se você, leitor, prestar atenção verá que a grande maioria desses blogs consiste justamente naqueles que defendem as opiniões da mídia tradicional, Folha, O Globo, Veja, etc.

Não são blogueiros de verdade, antenados e com opiniões bem construídas; são profissionais pseudojornalistas pagos para adicionar um falso contrapeso à blogosfera.

No entanto são muitos, mas, por sorte, minoria.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

2010-06-07

Intervencionismo não, Sr. Murdoch!

Baal Ontem recebi um email desaforado da SKY reclamando que decisões do Poder Legislativo poderiam impedir que eles cometam práticas de massificação, emburrecimento e evangelização contra a nação brasileira e chamando isso de Intervencionismo.

Eu me sinto no mínimo ofendido ao ver que o Sr. Rupert Murdoch acha que nós brasileiros sejamos tão imbecis.

Sr. Murdoch, para seu governo, não somos um país de animais estúpidos.

Minha resposta – e sugiro que todos façam o mesmo – foi a seguinte:

1º) Sou a favor da obrigatoriedade do conteúdo nacional. A lei não exclui o conteúdo internacional.

2º) Intervencionismo se a lei dissesse o que pode e o que não pode ser passado, o que não é o caso. Apenas exige uma programação que valorize mais nossa nação em vez de fazer todos sentirem pena por não serem estadunidenses.

3º) São alterações positivas, apenas os empresários, que querem nos inundar de ideias antinacionalistas e americanistas, não concordam.

4º) As mensalidades só aumentarão se e porque os empresários corruptos veem nisso uma oportunidade para fazê-lo, não por necessidade. É um ato de corrupção e capitalismo desmedido.

5º) Não quero mais receber mensagens dessa mídia golpista contra as ações do Poder Legislativo ou do Poder Executivo. É um ato de covardia e abuso político de uso deste canal de comunicação (email prestadora → cliente). É meu direito de cliente não receber spams, o que considero esta mensagem, pior ainda: spam com fins de manipulação política.


A verdade é que Sr. Murdoch e seus cães de caça querem controlar o que VOCÊ pode ou não assistir, por isso acusam o Governo de controle quando na verdade está nos dando mais opções de melhor qualidade.

[]’s
Rodrigo Cacilhας, La Batalema