2008-06-29

Ceticismo e (des)respeito

lâmpada Fico impressionado como o falso ceticismo cresce através da Internet como uma nova e poderosa religião.

Os ditos céticos acreditam que apenas destruindo toda e qualquer cultura mítico-religiosa será possível evoluir social e cientificamente. Debocham e ridicularizam todo pensamento que divirja de suas cresças pseudo-céticas.

Sei que verdadeiros céticos, comprometidos com a dúvida sistemática, visitam este blog, mas também muitas pessoas confusas pelo fanatismo materialista do falso ceticismo caem aqui. Meu intento é plantar em suas mentes uma semente de dúvida, pois o que caracteriza o falso cético é sua certeza, característica essencial do crente.

Provavelmente vão postar comentários fanáticos, associando ceticismo a crenças científicas, mas isso é inevitável. Por exemplo:

  • Materialismo é crença. Não há evidências. Toda informação que recebemos é interpretação de sinais, ilusão dos sentidos, e não há qualquer prova de que correspondam perfeitamente à realidade – pelo contrário.
  • Darwinismo é teoria, portanto tê-lo por verdade é crença. Portanto respeite a crença alheia.
  • Religião é um elemento essencial ao entendimento e à manutenção da cultura e da sociedade. Simplesmente remover a religiosidade de um povo pode trazer consequências moralmente deletérias.
  • Uma premissa científica importatíssima que é deliberada e convenientemente esquecida pelos falsos céticos é: ausência de evidência não é evidência de ausência. Assim, se não há evidências da existência de Deus, também não há evidências da inexistência de Deus, ou seja, acreditar na inexistência de Deus é tão crendice quanto acreditar em sua existência.


Quanto a este último tópico, é incrível como meias verdades são usadas pelos crentes pseudo-céticos, tirando vantagem de métodos lógicos de desinformação – como manipulação da operação de implicância e associação reversa – para provar suas certezas fanáticas, sendo a crença em Deus seu mais frequente alvo.

O nome disso é desrespeito pela crença alheia, exatamente igual aos evangélicos fazendo protesto contra a criminalização da homofobia ou às crianças judias e muçulmanas se insultando nas escolas francesas.

Só para fechar: ceticismo não é desrespeito, nem muito menos destruição cultural. Ceticismo é dúvida sistemática: duvidar da existência de Deus, duvidar do ateismo, duvidar da alma, duvidar do materialismo… duvidar das próprias certezas.

[]'s
Cacilhas, La Batalema

2008-06-24

Frase do dia

Tux Um professor meu – não vou dar nome aos bois – soltou a seguinte pérola:

Não sei por que a ISO regulamenta formatos padrão de arquivo se já há formatos proprietários tão amplamente aceitos.


Vou repetir de outra forma:
Pra quê criar leis e normas se podemos deixar essa responsabilidade para grandes empresas que só querem nosso bem?

[]'s
Cacilhas, La Batalema

2008-06-08

Código de Trânsito

Oscar Niemeyer Outro dia um colega meu que trabalha no DETRAN discutiu comigo dizendo que na faixa de pedestre a preferência é do motorista sempre.

Bem, acho melhor o DETRAN preparar melhor seus funcionários, pois segundo o Código de Trânsito, Lei 9.503/97, não é bem assim:

Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.


Ou seja, onde houver faixa e não houver semáforo, a prioridade é do pedestre e, ainda mais: segundo o parágrafo único, onde houver semáforo os carros não podem avançar enquanto houver pedestres atravessando, mesmo que o sinal fique verde.

Se alguém souber de alguma alteração posterior da lei que modifique essas condições, por favor avise.

[]'s
Cacilhas, La Batalema

2008-06-01

Parabéns ao SciFi Channel

Baal Deixa eu dar uma nota 3,5 (zero é feio) pro SciFi Channel

Anunciaram para hoje (domingo, 1º) uma maratona de Kyle XY, das 13:00 às 22:00, mas começaram às 12:00, fazendo-me perder metade do primeiro episódio – ainda bem que já tinha visto.

Anunciaram para as 22:00 o filme de Stephen King Fenda no Tempo, mas começaram às 21:00 e só passaram metade do filme – pararam no meio!

Às 22:00, horário anunciado para a Fenda no Tempo, começou Os Doze Macacos – ótimo filme, mas que eles passam de duas a três vezes por mês. =P

É bom também lembrar que o SciFi passou somente a primeira temporada de Heroes e lamba os beiços, e encheu o saco repetindo as três primeiras temporadas de Stargate SG1 à exaustão. Ótimas séries, péssima política de exibição.

Parabéns, SciFi! =P

[]'s
Cacilhas, La Batalema